sexta-feira, 9 de abril de 2010

FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO - PRÓ-CONSELHO


O Ministério da Educação - MEC, através da Secretaria de Educação Básica está desenvolvendo o Pró-Conselho, programa que visa estimular a criação de novos conselhos municipais de educação, o fortalecimento daqueles já existentes e a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, entre outras ações.
Em Santa Catarina o Pró-Conselho está ocorrendo em pareceria com a UNCME, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), CEE (Conselho Estadual) e UNDIME.
O lançamento oficial ocorreu em 03 novembro de 2009 em São José. Neste dia estiveram presentes: Maria Luiza (MEC), Maria Ieda Nogueira (UNCME Nacional), além das autoridades locais.
A Formação para Conselheiros Municipais de Educação é em nível de extensão e tem carga horária de 160 h, ofertado via internet, em ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle), ocorrendo em 15 (quinze) pólos.
Dentre os conteúdos discutidos e estudados estão: Educação e Tecnologia, Concepção, Estrutura e Funcionamento do CME, Conselho Municipal e as Políticas Públicas e no final os cursistas deverão elaborar um Projeto Integrador.
Participam da formação 486 conselheiros de educação do Estado de Santa Catarina.