terça-feira, 13 de abril de 2010

UNCME-SC ESTÁ PRESENTE NO COMITÊ DE ELABORAÇÃO DA AGENDA TERRITORIAL DA AJA/EJA

Por iniciativa do MEC/SECAD vem acontecendo desde 2008, em âmbito nacional e estadual, o planejamento das Ações para a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.

Este planejamento tem como uma das Diretrizes estimular a constituição de redes sociais de cooperação visando o protagonismo dos atores sociais na construção da política de Educação de Jovens e Adultos.

Participam deste trabalho gestores públicos, educadores, educandos, fóruns de EJA, fóruns de Educação do Campo, Universidades Movimentos Sociais e Sindicais entre outros.

Em nosso Estado as instituições que integram o Comitê da Agenda são: Secretaria de Estado da Educação (SED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/SC), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-SC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fórum Estadual de EJA (FEEJA) e Fórum da Educação do Campo (FOCEC).

Diante disso, solicitamos aos Conselheiros Municipais de Educação do Estado de Santa Catarina a participar ativamente desta ação. Precisamos colocar no ambiente escolar pessoas que foram excluídas na infância e juventude e que precisam ser mantidas nas turmas da EJA.

Um dos desafios que nos foi apresentado e que precisamos apresentar no Fórum é um levantamento dos Municípios do Estado de Santa Catarina que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, porém esta, não pode ser conveniada com instituições ou com a Rede Estadual.

Explicando melhor, precisamos saber que municípios oferecem Educação de Jovens e Adultos (modalidade frequentada ou à distância, mas organizada, planejada e executada pelas Secretarias de Educação Municipais). Além disso, o número da
Resolução e Parecer que criou a EJA, qual foi o ano de criação, quantos alunos frequentam, qual a maior dificuldade enfrentada pelos municípios, valor do investimento realizado com a EJA em 2009 e perspectiva para 2010.

Contamos com a informação de todos os Conselhos Municipais para a realização deste levantamento. Encaminhar para o endereço eletrônico da UNCME-SC.

Aproveitamos também para socializar o texto elaborado pelo Ministério da Educação - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD: “Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos" - segue o link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2054&Itemid=