quarta-feira, 14 de julho de 2010

SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS DA AMOSC, AMAI E AMERIOS

No dia 08 de julho aconteceu no Centro de Cultura e Eventos o Seminário de Socialização dos Projetos Integradores dos Conselhos Municipais de Educação das Associações de Municípios da AMOSC, AMAI e AMERIOS.

O Seminário veio com o intuito de apresentar os projetos elaborados pelos Conselheiros Municipais de Educação dos municípios de cada associação. Os projetos foram pensados a partir do curso de Formação para conselheiros Municipais de Educação, embasados na realidade do Conselho Municipal de Educação ou iniciativas dos conselhos para melhor qualidade de ensino dos seus municípios.

O Ministério da Educação - MEC, através da Secretaria de Educação Básica esta desenvolvendo o Programa Pró-Conselho, que visa estimular a criação de novos Conselhos Municipais de Educação, o fortalecimento daqueles já existentes e a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, entre outras ações.

Em Santa Catarina o Programa Pró-Conselho foi desenvolvido em pareceria com a UNCME, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), CEE (Conselho Estadual de Educação), UNDIME e Secretarias Municipais de Educação.

A Formação para Conselheiros Municipais de Educação foi em nível de extensão, com carga horária de 160 horas, em ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle), ocorrendo em 15 (quinze) polos. Chapecó sediou dois Polos da respectiva formação, abrangendo os municípios das associações da AMAI, AMOSC e AMERIOS, totalizando 26 municípios envolvidos e 67 cursistas concluintes.

Dentre os conteúdos discutidos e estudados foram: Educação e Tecnologia, Concepção, Estrutura e Funcionamento do CME, Conselho Municipal e as Políticas Públicas e no final os cursistas foram desafiados a elaborar um Projeto Integrador para desenvolver em seus Conselhos Municipais de Educação.

A realização dos projetos veio beneficiar os Conselhos Municipais de Educação que receberam um olhar especial da Secretaria de Educação e Prefeitura dos municípios.


Fotos do evento: http://picasaweb.google.com.br/comed.chapeco