quinta-feira, 29 de julho de 2010

SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TROMBUDO CENTRAL/SC


No dia 27 de julho, em Trombudo Central aconteceu o Seminário de acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação (2007-2017), que foi o objetivo do Projeto Integrador, elaborado pelas conselheiras Elenice Kniess, Rosemery Cachoeira e Zenilda Pereira que participaram da formação continuada para conselheiros municipais de educação pelo Pró-conselho/MEC e UFSC. O projeto Integrador contou com a parceria e colaboração do Conselho Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Trombudo Central.

O seminário iniciou com a palestra da Sra. Darli de Amorim Zunino, Coordenadora Estadual da UNCME/SC que fez um relato histórico dos PNE do Brasil, avaliação do atual PNE, sobre o novo PNE e os desafios; fez uma correlação do PNE ao PME, mencionando aspectos a serem pontuados e melhorados no PME. E falou da “importância da participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas e principalmente do acompanhamento e da fiscalização para haja a concretização destas ações”.

Participaram do seminário, Tânia B. A. Waltrick secretária municipal de educação, técnicos, coordenadores, gestores, professores, merendeiras, pais de alunos, alunos e conselheiros, que estudaram e avaliaram o PME, conferindo metas, objetivos e estipulando novos prazos para a efetivação destes, quando necessário.

O seminário também teve destaque, através dos depoimentos de alguns dos participantes, o Sr. Antônio Bodemuller, alunos do Ensino Médio da EJA, diz ter “percebido grandes melhoras na educação nos últimos anos e que com as mulheres a frente da educação tem contribuído cada vez mais Brasil pujante”; a professora e coordenadora do centro de educação infantil Cinderela Vivien Fronza Krueger, falou da “importância de conhecer, estudar e avaliar o Plano Municipal de Educação, a fim de acompanhar a execução das metas e garantir mais qualidade para a educação no município” e Joelma, nutricionista da secretaria municipal de educação, mencionou a “melhora na educação quanto às atribuições e condições de trabalho do professor, pois há alguns anos atrás, quando as escolas eram multisseriadas, o professor além de ensinar, fazia a merenda, limpeza da escola, cuidava da horta escolar; hoje, as escolas já têm merendeiras, serventes que auxiliam nos trabalhos e na organização escolar”.

O Projeto Integrador vai ter outra etapa, com a apresentação das sínteses dos trabalhos dos grupos elaboradas durante o seminário e a conclusão final, que serão realizadas no dia 30 de

agosto no C.E.B. Arthur Bruno Jandt.


Por Raquel Feldmann, Trombudo Central - SC